A lenda do Gogó de Sola

A lenda do Gogó de SolaO Gogó de Sola, segundo crença, quase geral, dos acreanos, é um macaco, como qualquer outro, que vive nas matas distantes dos tapiris.

Diz-se que o nome lhe veio de ele possuir o pescoço castanho-vermelho, pelado, semelhante a uma sola.

Destaca-se dos outros seres da sua espécie, por ser muito valente e ofensivo, apesar de seu pequeno tamanho. Ataca qualquer animal, a onça, o burro, e até o homem.

É fama que onde ele firma os dentes jamais os retira, só se lhe cortar a cabeça.

Os caçadores temem-no, visto que não há bala que lhe acerte, por melhor que seja a pontaria. Sua ligeireza impressiona. Pula que nem diabo, quando se sente atacado.

Alguns supõem ser, na verdade, o gogó de sola um cão do mato, atacado de hidrofobia, tanto é assim que só nos meses de fevereiro e março , devido à metamorfose da doença, é que ele é encontrado.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nossa equipe antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Não Aldenir, o Gogó-de-Sola existe de verdade e não é macaco, ele é um carnívoro noturno da família dos guaxinins e que vive nas matas de terra firme do Acre, Bolívia e Peru. Dizem os pesquisadores americanos que ele é um animal da família dos Olingos Bassiricyons que habitam o Leste da Cordilheira dos Andes e está em alto grau de extinção mas, ainda existem alguns deles no Alto Acre na fronteira com o Peru na Reserva Indígena de Mamuadate. Eu fico muito triste quando vejo dizerem alguns amazônidas de que o Gogó-de-sola e o Janaú são lendas... Eles são de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Porto Velho rondonia,tive um encontro com um destes a noite em uma fazendo perto de uma floresta,estava no pasto é de uns metros a minha frente vi ele me encarando com uma cara que me deu muito medo,tipo que ia me atacar,é ae eu saí fora de la,mas o som que ele emite é impossível não indentifica-lo,e nesse dia estava ouvindo muito o som dele..Aqui em Porto Velho tem muitos gogó de sola...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem